segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Exercicios bem bolados.

Esqueci de dizer que ontem, durante nosso super passeio no centro de Milao, eu e o Michel fizemos uma super aquisiçao na loja da Decathlon: uma bola suíça de 65cm de diametro. Pra quem nao conhece, Decathlon, além de um dos jogos de esporte mais populares da geraçao Atari 2600, é uma loja de artigos esportivos presente em 16 paises. Aqui na Italia (www.decathlon.it) é bastante popular entre os amantes (e os nem tanto assim) do esporte, por causa da grande variedade de artigos e dos preços baixos. E acabei de descobrir que esta presente também no Brasil (www.decathlon.com.br), nos estados de Sao Paulo e Parana. Mas o maior atrativo ($$$) nao deve ser o mesmo que o daqui, pois um produto que paguei menos de 13 euros, no Brasil custa quase 60 reais. Um absurdo, nao?! Um otimo exemplo pra quem ainda nao acredita que o custo de vida na Europa é muito menor que no Brasil.

Agora voltando ao nosso brinquedinho novo, pra quem também nao conhece, a bola suiça é comumente utilizada como recurso terapeutico ou preventivo, atuando no equilibrio, força muscular, flexibilidade, coordenaçao motora e ajustes posturais do nosso corpo.



A "bola" foi desenvolvida em 1963 por Aquilino Casani, um fabricante italiano de plasticos, e foi utilizada pela primeira vez na Suiça por Mary Quinton, uma fisioterapeuta britanica, no programa de tratamento de recém-nascidos e lactentes. Mais tarde, Susanne Klein-Volgelbach, diretora da Escola de Fisioterapia em Basel, na Suiça, integrou o uso da bola no estimulo do desenvolvimento neuromotor. O termo "bola suiça" foi utilizado quando, apos a comprovaçao de seus beneficios naquele pais, fisioterapeutas começaram a aplicar essa técnica na América do Norte. A partir de seu desenvolvimento em um ambiente clinico, atualmente é tambem utilizada no treinamento atlético e em modalidades como o Pilates e a Yoga, por exemplo. (Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Exercise_ball)

Um dos maiores beneficios desse recurso esta relacionado com a instabilidade que a mesma proporciona, favorecendo o trabalho de grupos musculares especificos e atuando, principalmente, em uma reorganizaçao postural e proprioceptiva. Pra quem estiver interessado em iniciar com essa atividade, antes de tudo, aconselho adquirir uma certa intimidade com o "brinquedo", começando por exercicios mais simples e posturas que possibilitem maior estabilidade, e progredir, aos poucos, para outros mais complexos. Qualquer dificuldade na realizaçao dos exercicios, assim como dores causadas pelos mesmos, deverao ser avaliadas por um profissional da area. Pois, uma boa avaliaçao postural e a prescriçao de um programa de exercicios personalizados, realizadas por um fisioterapeuta, por exemplo, irao garantir um trabalho com maior segurança e consciencia corporal. Fica a dica!

E para os profissionais e estudantes que estiverem interessados em algo mais, uma boa dica é a leitura do livro "Bola Suiça: Teoria, Exercicios Basicos e Aplicaçao Clinica" de Beate Carrière, formada pela Universidade de Freiburg, na Alemanha. Outra opçao é o curso "Exercicios Terapeuticos na Bola Suiça" realizado pela Faculdade de Ciencias Médicas e da Saude de Juiz de Fora (http://www.suprema.edu.br/conteudo/exercicios-terapeuticos-na-bola-suica/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário