domingo, 6 de novembro de 2011

Appennino Modenese

Final de semana passado, ou melhor, retrasado, pegamos a estrada rumo a Provincia de Modena e nos permitimos alguns dias de total relax em meio a natureza e a boa mesa italiana. Isso porque ha algum tempo atras, através de um desses sites de compra coletiva, adquiri um coupon que dava direito a duas noites em uma pousada perdida, literalmente, no meio das colinas da regiao da Emilia Romagna. O coupon saiu por uma bagatela de 69 euros e incluia uma cesta de frutas e uma garrafa de Lambrusco como boas-vindas. O site em questao é o Groupon, aprovadissimo, inclusive em outras oportunidades como jantares e corte de cabelo. O unico ponto negativo foi a compra de um serviço que nao foi possivel ser concluido, o qual ainda nao recebi o reembolso do valor do coupon no meu cartao de crédito. O tempo previsto é de 7 dias uteis e ja passam de 2 semanas que fiz a solicitaçao. Estou aguardando a conclusao desse episodio para adquirir novos coupons ;-) Outro site bastante utilizado aqui na Italia, e também aprovado por mim, é o Groupalia, que nos permitiu uma janta deliciosa a base de peixes e frutos do mar (inclusive lagosta!) na cidade de Roma por apenas 30 euros o casal. Super recomendo Cozzi e Dintorni (Via Natale Del Grande, 52) no bairro Trastevere em Roma!
Agora voltando ao destino inicial desse post, na sexta-feira 21 do mes passado, pegamos nosso carro na Hertz e nos mandamos para Modena. O carro utilizado dessa vez, Ypsilon da Lancia, nao foi aprovado pelo meu super-motorista. O motivo foi a pouca segurança que o carro apresenta, em funçao da pouca visibilidade que o design do carro oferece (localizaçao das barras laterais e o tamanho dos vidros) e da localizaçao do espelho retrovisor, bem como a baixa estabilidade devido a aerodinamica do modelo (a partir de 100 km/h o carro começa a perder a estabilidade).

Mas com certeza o maior motivo da insegurança inicial da nossa viagem nao foi o carro e sim o horario que chegamos em um local repleto de sobe e desce, com estradinhas minusculas, a beira de precipicios. O nosso navegador nos mandou para o fim de uma estrada, no fim do mundo, em meio ao nada, apenas mato e escuridao. Que medo! Apos algumas ligaçoes conseguimos chegar em uma cidade com habitantes (que alivio!), onde conseguimos informaçoes suficientes para atingir a nossa meta. E apos um percurso de mais sobe e desce no meio de quase nada encontramos o nosso Rifugio diVino na cidade de Semelano di Montese, com nada mais nada menos que 39 habitantes!

Quando chegamos tudo o que eu queria era um bom banho e uma cama bem quentinha. Nem consegui aproveitar o meu prato de gnocchi a gorgonzola apos tanta ansiedade e curvas que me deixaram mais do que enjoada. Ainda bem que no outro dia tinha um super café da manha nos esperando. Acordei faminta e devorei a melhor ricota que ja comi na minha vida, além de bolos, geléias e um cappuccino muito especial.

Aproveitamos o sabado para conhecer a cascata de Labante, o castelo de Montese e a cidade de Bologna. Infelizmente, por causa da estaçao (o frio aparece e todo mundo desaparece), a maior parte dos lugares estavam fechados, e nao conseguimos visitar o interior da gruta da cascata e nem do castelo. Mas também por esse motivo nos eramos as unicas pessoas visitando esses lugares, e eu adoro isso ;-)

No caminho pra Bologna resolvemos parar em uma pequena osteria que encontramos quando a fome começou a bater. Osteria Santa Rita, o lugar onde comemos a melhor massa de todas; a minha foi com cogumelos.

Ali também conhecemos as famosas tigelle, um pao tipico da regiao, também conhecidas como crescentine modenese, e que podem ser consumidas recheadas com salames e queijos, entre outros. O lugar era muito simples e caseiro, e o atendimento feito por um vovozinho muito simpatico.

A nossa passagem por Bologna foi muito rapida, em apenas 2 horas fizemos um "giro" no centro da cidade, com a sua Cattedrale di San Pietro, a Piazza Maggiore, a Piazza e a Fontana del Nettuno, as diversas torres tortas e os seus tipicos porticos, prédios com elegantes arcadas destinadas ao passeio publico, que permitiam aos reis longas caminhadas pelo centro historico protegidos dos efeitos da chuva.

Antes de nos despedirmos da cidade fizemos uma parada em um charmoso café, repleto de livros e cultura, no mesmo palacio do Museo Civico Medievale.

Bologna nao é uma cidade muito bonita e nos ficamos um pouco arrependidos em ter trocado o nosso passeio em meio a natureza por um passeio na cidade. Talvez, nessas circunstancias, nao soubemos apreciar e aproveitar Bologna de uma forma merecida. E ficamos felizes em retornar ao nosso refugio a noite. No dia seguinte visitamos a cidade de Zocca, onde acontecia a Festa della Castagna. Me arrependi de nao ter trazido umas para preparar em casa, mas aproveitei e trouxe um queijo delicioso.

A tarde, antes de voltarmos para Milao, nos perdemos no Parco Regionale Sassi di Roccamalatina, onde com muita dificuldade encontramos um restaurante para almoçar.

Para quem estiver perdido no parque e com as mesmas dificuldades que as nossas, recomendo a Locanda del Parco na Via Fondovalle, 3892. O local é super intimo, o atendimento pelo dono e a comida preparada pela dona de primeirissima qualidade. Aproveitem para pedir algumas dicas sobre vinho. Nem precisa dizer que depois de comer super bem a vontade de se aventurar pelo parque era quase inesistente. Mas com uma paisagem belissima diante dos nossos olhos nao fomos vencidos pela preguiça. Continuamos o nosso roteiro aventureiro e, apos certa dificuldade, encontramos a entrada para a escalada na rocha. Nos nao estavamos usando roupas e sapatos adequados, mesmo assim nos deixaram continuar nossa aventura, visto que o terreno estava seco o que diminuia o risco de escorregamentos. A subida foi bem divertida, a vista la de cima de tirar o folego e a descida um pouco complicada, ainda mais para quem, assim como eu, tem um certo medo de altura. Com certeza a recompensa foi muito maior que qualquer esforço. O mais dificil foi ter que encontrar o caminho de volta para casa. E dessa vez, infelizmente, nos nao estavamos perdidos.

Créditos das fotos a Michel Fontes.